quarta-feira, 20 de julho de 2011

Use essa ideia com seus alunos!

Seus alunos precisam aprender a lidar com as diferenças? Aproveite a sugestão de aula abaixo e exercite também, na sua escola, a paz que tanto queremos!

Paz sem fronteiras
  • Apresente a seus alunos o vídeo “Você tem medo de dizer eu te amo” (http://www.youtube.com/watch?v=w2jkazaqKbA).
  • Promova um bate-papo sobre a atitude do menino do vídeo, analisando como ele se sente em relação a si mesmo e à menina da qual ele gosta. Pergunte que razões podem levar à resistência em mostrar os sentimentos. Peça que comentem também a resposta da menina aos questionamentos da pesquisadora, e como essa resposta foi recebida pelo garoto.
  • Converse com sua turma sobre as diferentes raças, etnias e credos existentes no mundo. Pergunte se consideram que há paz entre os povos, e peça que justifiquem suas opiniões.
  • Conduza uma pesquisa em jornais de diferentes datas, na editoria de Mundo, para reunir matérias que confirmem ou não as afirmações dos alunos. Desafie-os a montar um cartaz coletivo com um panorama de como tem sido a convivência entre os diferentes povos.
  • Coordene a exposição do cartaz na escola durante o recreio, com os alunos se revezando para explicar seu conteúdo aos demais colegas da escola.
  • Promova uma reflexão sobre o exercício da paz na escola, com ênfase em como promover a solução pacífica de conflitos. Deixe que os alunos contem situações nas quais o bom senso prevaleceu e foi possível evitar confrontos.
  • Convide os alunos a montarem uma apresentação teatral mostrando a importância da sadia convivência entre as pessoas. Podem ser usadas com base nas experiências vividas por eles, de adoção de formas pacíficas de resolução de conflitos.
  • Reúna os alunos de outras turmas e promova a apresentação do teatro. Aproveite para convidar outros professores para aderirem ao trabalho em prol da paz na escola.

Depois de aplicar a sugestão, conte para nós como foi a sua experiência aqui no blog!

Um comentário:

  1. Cristina!
    As atividades sugeridas são riquíssimas. Você poderia publicar o vídeo diretamente no blog. Coloquei um tutorial lá na página central do ambiente. Basta copiar o código html onde diz compartilhar, incorporar e colar no html da postagem. Abraço!

    ResponderExcluir